ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
Diariamente, muita energia chega ao nosso planeta de forma gratuita e limpa. Os raios solares, além de trazerem a luz e o calor, essenciais para a vida na Terra, podem ser aproveitados para a geração de energia, tanto na forma de calor quanto na de eletricidade. Essa eletricidade que vem do sol é chamada de fotovoltaica*, termo formado a partir de duas palavras: foto, que em grego significa “luz”, e voltaica, que vem da palavra “volt”, a unidade para medir o potencial elétrico.
O Sol é a principal fonte de energia do nosso planeta. Seguindo uma tendência que já ocorre em diversas partes do mundo, consumidores brasileiros agora vão começar a produzir sua própria eletricidade a partir da luz solar com os sistemas fotovoltaicos. Os sistemas fotovoltaicos são baseados em painéis ou módulos compostos de células fotovoltaicas, dispositivos que captam a energia da luz solar e produzem corrente elétrica. Essa corrente produzida pelos módulos fotovoltaicos é coletada e processada por inversores eletrônicos, podendo ser utilizada para reduzir a conta de eletricidade ou até mesmo tornar o consumidor totalmente independente em energia elétrica. Os sistemas fotovoltaicos são classificados de acordo à forma como é feita a geração ou entrega da energia elétrica em:
• Sistemas conectados à rede (On-Grid)
• Sistemas Isolados (Off-Grid)
Sistemas conectados à rede (On-Grid)
Os sistemas On Grid são conectados à rede elétrica, por isso, sempre que houver excedente de energia gerada pela luz solar, a mesma é armazenada na rede elétrica, gerando descontos na sua conta independentemente do período do dia. Se a energia gerada não for suficiente, a rede elétrica compensa o que faltar. No fim das contas, você paga para a distribuidora a energia consumida da rede elétrica menos o que foi produzido por você.
Sistemas Isolados (Off-Grid)
Já os sistemas isolados ou Off Grid são caracterizados por não estarem conectados à rede elétrica. Esse sistema é utilizado para uso local e específico, abastecendo diretamente os aparelhos que utilizarão a energia. Esta solução é bastante utilizada em locais remotos que não possuem ligação com distribuidoras de energia. Aqui, a energia produzida é armazenada em baterias e não na rede elétrica, essas baterias garantem o abastecimento em períodos sem sol.
Os sistemas conectados têm uma grande vantagem com relação aos sistemas isolados por não utilizarem baterias e controladores de carga. Isso os torna cerca de 30% mais eficientes e também garante que toda a energia seja utilizada, ou localmente ou em outro ponto da rede. No entanto, em sistemas Off Grid, há o uso de baterias que podem armazenar o excedente energético. Porém, este sistema não é recomendável para áreas urbanas e, se o objetivo final é obter descontos na conta de energia, o sistema conectado à rede é mais indicado.